terça-feira, 11 de agosto de 2009

O búzio

Fecha só os olhos meu amor. E devagar
escuta os mesmos sons. A água
escorre para a sede quente:
areia de pés nus.

Encosta só o ouvido. Respira
esta harmonia deste corpo. Os mesmos sons
projectos do tamanho deste mar.

Suave esta espiral. Flauta de ruídos
para ouvir.
E não se parte o corpo. Só pelos sons
os mesmos sons. Tocata para um dia.

Escuta. Compara. Não vês a diferença
entre o cantar e o ser
de uma alegria?



Manuel Rui (poeta angolano)

sábado, 8 de agosto de 2009

Que grande ausência !...

A mudança de servidor só hoje me deixa voltar ao vosso convívio. Há coisas que parecem fáceis mas, não sei porquê, se tornam díficeis. Foi o que sucedeu com a alteração de servidor, televisão/telefone/internet, no meu domícilio citadino.
Realmente, nesta nossa curta passagem pelo planeta terra nada é fácil, ou quase nada.
No dia 30 de Julho o pai dos meus filhos teve a infelicidade de ser envolvido num acidente de automóvel, um carro que ultrapassou um outro que estava parado num stop foi colidir com o dele. Desta colisão resultou a morte da sua mulher com lesões internas, ele , graças a Deus , teve ferimentos ligeiros. Eu conhecia a Milú desde que éramos crianças, ela era vizinha de uma grande amiga minha. Eu ía muitas vezes estudar ou brincar para casa da minha amiga e colega e a Milú e sua irmã juntavam-se a nós. As voltas que a vida dá ... a Milú viria a ser, muito mais tarde, a outra "avó" dos meus netos.
A Mónica ficou comigo e com o "avô" Chico até que fossem de férias. Os pais deram-lhe a notícia da morte da "avó" Milú, ela chorou muito. No dia seguinte pergunto-me
- Não achas, avó, que a vida de uma criança, por vezes, é muito difícel? respondi-lhe que sim e comentei que a vida nem sempre é fácil, todos temos de estar preparados para os momentos difíceis que temos de enfrentar no caminho que percorremos desde que nascemos até nos transformarmos numa estrelinha, mais uma, que irá brilhar no céu. Ainda me disse - Muitas vezes digo a mim própria que a vida não é fácil. Abracei-a, dei-lhe muitos beijos e juntámos as nossas lágrimas. Apesar dos seus dez anitos é já uma menina crescida ...
Hoje, ouvi o comunicado da morte do Raúl Solnado e fiquei triste. Perdemos um grande actor, um gande humorista, um gande HOMEM. Desde oos meus 11 anos que ele me faz rir e tenho de agradecer-lhe por isso. A partir de hoje ele vai levar o seu humor a todos aqueles que já não estão no nosso convívio. E nós temos de atender ao seu pedido - "Façam o favôr de ser felizes". Até sempre Raul, espero rir-me muito mais com as suas piadas.
Desculpem, amigos , a extensão do meu post