Não gosto de frio por várias razões mas a maior é a saudade. Perguntarão vocês, mas o que tem o frio a ver com a saudade? Tem tudo. Lembro a querida ilha onde nasci, o calorzinho, a água tépida daquele mar. " Sôdade, sôdade, sôdade desse nha terra Cabo Verde.... ( Saudade, saudade, saudade dessa minha terra Cabo Verde....). Alguns conhecerão, certamente, esta canção na voz de Cesária Évora, a diva dos pés descalços, a deusa da morna, a mulher que tem levado a música caboverdeana aos quatro cantos cantos do Mundo, a Amália Rodrigues do meu arquipélago.
Mas, não é só a temperatura do ar, é o calor humano que habita cada natural daquelas ilhas.
Pena que a maior parte dos turístas portugueses só conheçam a ilha do Sal! Esta é, realmente, a mais virada ao turismo, embora a ilha da Boavista já seja um bom local para passar umas férias de descanso absoluto.
No entanto, meus amigos, se tiverem possibilidade, vão conhecer S.Vicente e a sua vizinha Santo Antão. Conversem com os naturais, sintam a humildade, a simpatia, a alegria , daquele povo. Comam o peixe fresco daquele mar e a catchupa , uma feijoada com milho e outros feijões que se cultivam nas ilhas.
Posso garantir-lhes que vão gostar. Eu sei que sou suspeita mas familiares, amigos, colegas, conhecidos, que já pisaram aquelas terras, não se desiludiram, só dizem bem.
Lembrei agora a frase que minha avó materna, que sempre resídiu em S.Vicente, dizia a todos que a visitavam na sua casa :- A casa é pequena mas o coração é grande.
Acabo copiando a minha avó, o meu blog é pequeno mas o meu coração é grande. Usem-no sempre que precisarem de um mimo ou de alento. Os préstimos são fracos mas a boa vontade é muita.
Grata pele vossa paciência.
-
Eu também sou suspeita, mas adoro Cabo Verde, adoro aquela gente boa e sorridente! Já para não falar no clima, nas praias, na comida e na música...
ResponderEliminarUm beijinho grande!
Por acaso gostava bastante de um dia ter a possibilidade de conhecer Cabo Verde..
ResponderEliminarum bjnhoo.
Olá Idaldina
ResponderEliminarCabo Verde, não conheço, mas fazendo fé na palavra das minhas filhotas, quiçá! Quiçá seja o próximo destino meu e da minha patroa Ana. Foi uma das promessas que as miúdas nos iam prometendo enquanto estudavam. Uma já trabalha e a outra vai a caminho. Vamos ver. Tenho um CD da Cesária Evora. Dizem que retrata bem através da música o país que é Cabo Verde.
Um beijo para a amiga e boa semana.
A.Soberbo
Parabéns pela sua "coragem" de entrar no blogosfera. Deixa-me com muita vontade de visitar essa linda terra.
ResponderEliminarBeijinhos e força com este novo projecto
ola : bem vinda a este mundo da blogsfera sou visita diaria da Isabel e tambem estou aqui porque o meu filho me deu um emporraozinho ,e eu adoro isto ... espero pela sua visita ao meu cantinho ... a portinha esta sempre aberta para para todos ....
ResponderEliminarbeijinhos e muita sorte neste novo desafio ...
Ora...aos 69 anos ainda ter esta boa disposição e mente aberta às novas tecnologias é, por si só, uma demonstração fabulosa de um espírito sem idade. Felicito-a por isso. Passarei cá mais vezes.
ResponderEliminarBjs
"sintam a humildade, a simpatia, a alegria"... acho que cada vez mais, o nosso Portugal está a afastar-se destes adjectivos.
ResponderEliminarSinto-o todos os dias, nas coisas mais corriqueiras, e tenho pena!
Eu gostaria MUITO de viver num local assim... com calor no ar, e na alma.
Bjinhos de uma Africana também ( Moçambique...)
Tenho de confessar que sempre tive vontade de visitar Cabo Verde mais propriamente a Ilha do Sal... talvez por ser mais conhecida a nivel turistico. Fica para uma próxima
ResponderEliminarBeijinho
Idalina,
ResponderEliminarNão conheço Cabo Verde, mas sempre tive imensa vontade de conhecer e me perder precisamente nisso tudo que a Idalina descreve...
Quem sabe um dia...
Beijo, beijo, beijo
Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com
Olá! Conheço Cabo Verde, a ilha do Sal, e a "sua" ilha de Sao Vicente, não vim de lá fã, mas a culpa foi do vento, soprou tanto, mas tanto, que mal conseguia por o nariz fora do hotel. Para~béns pela sua forma de estar na vida, pela sua filha Isabel, e pelos netos. Bjs
ResponderEliminarOlá, vim aqui parar através da Isabel.
ResponderEliminarTive alunos de Cabo Verde e a descrição que faz é mt semelhante àquela que eles me faziam...
Acho q iria gostar de cabo Verde, até pq detesto o inverno, o frio e a chuva!
BJS
Olá Dona Idaldina, como vai a menina?
ResponderEliminarJá em (greve)? Eh eh eh.
Tenha uma boa semana e permita que lhe envie um beijo deste seu amigo,
A. Soberbo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQuerida D.Idaldina. Permita-me primeiro felicitá-la pela ideia fabulosa de se aventurar no mundo dos blogs e das novas tecnologias. Depois acho a sua escrita fabulosa e muito interessante. Vamos ter oportunidade de conhecer muito acerca de Cabo Verde e das suas memórias.
ResponderEliminarnunca visitei Cabo Verde, mas um dia hei-de visitar e vou ter em conta todas as suas sugestões.
Um abraço
Lurdes
Estive em Cabo Verde apenas 1 semana e meia, mas... tanto que aprendi e mudei!! Conheci S. Vicente (onde andei sozinha à noite sem medo algum, como se em casa estivesse), Sto. Antão, a Boavista e, claro, Sal.
ResponderEliminarQue saudades que tenho de todo o calor que lá se vive!!
Posso voltar e aqui matar saudades de lá?
Para Adorotefilho - Que pena ter soprado vento quando esteve em S.Vicente! Há épocas do ano em que as ilhas são assoladas pelos ventos do deserto de Saara que chegam a trazer um pó finfnho, cor de areia, "pó di terra" ( pó da terra) que é , realmente muito desagradável. Se um dia lá voltar informe-se de qual a melhor época para viajar.
ResponderEliminarPara Miragem;- Obrigada pelo seu comentário. Amei que tivesse gostado da "morabeza" - amabilidade, afabilidade - da minha terra.
Claro que pode espreitar o meu bjog sempre que quiser, terei todo o prazer.
Beijos para todos
Muitos parabens pelo blog.
ResponderEliminarSinceramente emocionei-me ao ver este texto, eu tive a sorte de conhecer cada uma das maravilhosas ilhas de que fala, bem como a simpatia e a humildade dos seus habitantes.
Deixei muitos bons amigos e trouxe no coração a saudade e a esperança de la voltar.
Cabo verde é para mim a minha casa apesar de não ter nascido lá, é um paraiso na terra não só pelas paisagens e ambiente mas também pelos os valores que encontramos nas pessoas e à muito achamos perdido.
Felicidades