sábado, 10 de janeiro de 2009

Saudade

Não gosto de frio por várias razões mas a maior é a saudade. Perguntarão vocês, mas o que tem o frio a ver com a saudade? Tem tudo. Lembro a querida ilha onde nasci, o calorzinho, a água tépida daquele mar. " Sôdade, sôdade, sôdade desse nha terra Cabo Verde.... ( Saudade, saudade, saudade dessa minha terra Cabo Verde....). Alguns conhecerão, certamente, esta canção na voz de Cesária Évora, a diva dos pés descalços, a deusa da morna, a mulher que tem levado a música caboverdeana aos quatro cantos cantos do Mundo, a Amália Rodrigues do meu arquipélago.
Mas, não é só a temperatura do ar, é o calor humano que habita cada natural daquelas ilhas.
Pena que a maior parte dos turístas portugueses só conheçam a ilha do Sal! Esta é, realmente, a mais virada ao turismo, embora a ilha da Boavista já seja um bom local para passar umas férias de descanso absoluto.
No entanto, meus amigos, se tiverem possibilidade, vão conhecer S.Vicente e a sua vizinha Santo Antão. Conversem com os naturais, sintam a humildade, a simpatia, a alegria , daquele povo. Comam o peixe fresco daquele mar e a catchupa , uma feijoada com milho e outros feijões que se cultivam nas ilhas.
Posso garantir-lhes que vão gostar. Eu sei que sou suspeita mas familiares, amigos, colegas, conhecidos, que já pisaram aquelas terras, não se desiludiram, só dizem bem.
Lembrei agora a frase que minha avó materna, que sempre resídiu em S.Vicente, dizia a todos que a visitavam na sua casa :- A casa é pequena mas o coração é grande.
Acabo copiando a minha avó, o meu blog é pequeno mas o meu coração é grande. Usem-no sempre que precisarem de um mimo ou de alento. Os préstimos são fracos mas a boa vontade é muita.
Grata pele vossa paciência.

17 comentários:

  1. Eu também sou suspeita, mas adoro Cabo Verde, adoro aquela gente boa e sorridente! Já para não falar no clima, nas praias, na comida e na música...

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso gostava bastante de um dia ter a possibilidade de conhecer Cabo Verde..
    um bjnhoo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Idaldina
    Cabo Verde, não conheço, mas fazendo fé na palavra das minhas filhotas, quiçá! Quiçá seja o próximo destino meu e da minha patroa Ana. Foi uma das promessas que as miúdas nos iam prometendo enquanto estudavam. Uma já trabalha e a outra vai a caminho. Vamos ver. Tenho um CD da Cesária Evora. Dizem que retrata bem através da música o país que é Cabo Verde.
    Um beijo para a amiga e boa semana.
    A.Soberbo

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela sua "coragem" de entrar no blogosfera. Deixa-me com muita vontade de visitar essa linda terra.

    Beijinhos e força com este novo projecto

    ResponderEliminar
  5. ola : bem vinda a este mundo da blogsfera sou visita diaria da Isabel e tambem estou aqui porque o meu filho me deu um emporraozinho ,e eu adoro isto ... espero pela sua visita ao meu cantinho ... a portinha esta sempre aberta para para todos ....


    beijinhos e muita sorte neste novo desafio ...

    ResponderEliminar
  6. Ora...aos 69 anos ainda ter esta boa disposição e mente aberta às novas tecnologias é, por si só, uma demonstração fabulosa de um espírito sem idade. Felicito-a por isso. Passarei cá mais vezes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. "sintam a humildade, a simpatia, a alegria"... acho que cada vez mais, o nosso Portugal está a afastar-se destes adjectivos.

    Sinto-o todos os dias, nas coisas mais corriqueiras, e tenho pena!

    Eu gostaria MUITO de viver num local assim... com calor no ar, e na alma.

    Bjinhos de uma Africana também ( Moçambique...)

    ResponderEliminar
  8. Tenho de confessar que sempre tive vontade de visitar Cabo Verde mais propriamente a Ilha do Sal... talvez por ser mais conhecida a nivel turistico. Fica para uma próxima
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Idalina,
    Não conheço Cabo Verde, mas sempre tive imensa vontade de conhecer e me perder precisamente nisso tudo que a Idalina descreve...
    Quem sabe um dia...
    Beijo, beijo, beijo

    Sandra e Afonso
    www.bebeafonsinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá! Conheço Cabo Verde, a ilha do Sal, e a "sua" ilha de Sao Vicente, não vim de lá fã, mas a culpa foi do vento, soprou tanto, mas tanto, que mal conseguia por o nariz fora do hotel. Para~béns pela sua forma de estar na vida, pela sua filha Isabel, e pelos netos. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá, vim aqui parar através da Isabel.
    Tive alunos de Cabo Verde e a descrição que faz é mt semelhante àquela que eles me faziam...
    Acho q iria gostar de cabo Verde, até pq detesto o inverno, o frio e a chuva!

    BJS

    ResponderEliminar
  12. Olá Dona Idaldina, como vai a menina?
    Já em (greve)? Eh eh eh.
    Tenha uma boa semana e permita que lhe envie um beijo deste seu amigo,
    A. Soberbo

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Querida D.Idaldina. Permita-me primeiro felicitá-la pela ideia fabulosa de se aventurar no mundo dos blogs e das novas tecnologias. Depois acho a sua escrita fabulosa e muito interessante. Vamos ter oportunidade de conhecer muito acerca de Cabo Verde e das suas memórias.
    nunca visitei Cabo Verde, mas um dia hei-de visitar e vou ter em conta todas as suas sugestões.
    Um abraço
    Lurdes

    ResponderEliminar
  15. Estive em Cabo Verde apenas 1 semana e meia, mas... tanto que aprendi e mudei!! Conheci S. Vicente (onde andei sozinha à noite sem medo algum, como se em casa estivesse), Sto. Antão, a Boavista e, claro, Sal.
    Que saudades que tenho de todo o calor que lá se vive!!
    Posso voltar e aqui matar saudades de lá?

    ResponderEliminar
  16. Para Adorotefilho - Que pena ter soprado vento quando esteve em S.Vicente! Há épocas do ano em que as ilhas são assoladas pelos ventos do deserto de Saara que chegam a trazer um pó finfnho, cor de areia, "pó di terra" ( pó da terra) que é , realmente muito desagradável. Se um dia lá voltar informe-se de qual a melhor época para viajar.
    Para Miragem;- Obrigada pelo seu comentário. Amei que tivesse gostado da "morabeza" - amabilidade, afabilidade - da minha terra.
    Claro que pode espreitar o meu bjog sempre que quiser, terei todo o prazer.
    Beijos para todos

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabens pelo blog.

    Sinceramente emocionei-me ao ver este texto, eu tive a sorte de conhecer cada uma das maravilhosas ilhas de que fala, bem como a simpatia e a humildade dos seus habitantes.
    Deixei muitos bons amigos e trouxe no coração a saudade e a esperança de la voltar.
    Cabo verde é para mim a minha casa apesar de não ter nascido lá, é um paraiso na terra não só pelas paisagens e ambiente mas também pelos os valores que encontramos nas pessoas e à muito achamos perdido.

    Felicidades

    ResponderEliminar