sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cancro da mama

... 29 de Junho de 2007 às 15h30, tinha marcação num consultório de radiologia para fazer a mamografia e ecografia mamária que, anualmente desde os 39 anos, realizava.
Depois dos exames a radiologista mostra-me uma mancha minuscula na mama direita e diz-me que aquela calcificação era duvidosa e que eu deveria ir fazer uma biópsia.
Não sei se o que senti foi medo ou preocupação mas no meio do peito ficou um nó.
Logo que tive os exames em meu poder fui mostrá-los a um moço, por quem tenho um carinho muito especial - ele chama-me de mãe adoptiva -, que é neurologista. Aconselhou-me a contactar, de imediato, um cirurgião amigo. Assim fiz, o Dr. D. foi de opinião que em vez de fazer a biópsia seria de retirar a calcificação e mandar analisar. Dia 27 de Julho foi-me retirado o tumor e 3 dias passados regressei a casa.
A análise , em príncipio, viria daí a 3 ou 4 semanas, mas nos meses de verão poderia levar mais tempo a ter o resultado.
Tínhamos, eu e meu marido, minha filha e marido e meus netos quartos marcados num hotel do Algarve para passar uns dias de férias. Exatamente no dia em que regressávamos estávamos à borda da piscina quando oiço a voz do Ivan Lins " Quando ela passa por mim Rio de Janeiro de mais, mesmo que estivesse em Berlim eu veria logo os sinais ", era o meu celular que tocava.
Atendi, do outro lado a voz simpática do meu cirurgião a comunicar-me que no dia seguinte teria de voltar ao hospital para me esvaziarem os ganglios linfáticos pois na análise ao tumor apareceram células malignas.
Foi impossível esconder da minha família mas não perdi a força embora o tal nó permanecesse exactamente no mesmo local desde o dia 29 de Junho. Eu não podia fraquejar e muito menos deixar que eles ficassem mais preocupados do que já estavam.
Dia 4 de Setembro fui internada, conversei com o pessoal de enfermagem e com outras doentes a quem dei um pouco de coragem e que ainda fiz rir com as parvoíces que disse.
Fazer o quê? Eu estava bem, tinha que animar quem se sentia mal.
No dia seguinte levaram-me para o bloco. Antes tinha tomado um comprimido que quase me pôs a dormir. Na primeira cirurgia consegui contar uma anedota à anestesista e técnicas do bloco, quando "apaguei" estava a rir.
No dia seguinte vim para casa aguardar que passassem mais 3 semanas ao fim das quais houve o resultado da análise. Por um dos ganglios haviam passado células malignas.
Seguiu-se a quimioterapia, os enjôos, as aftas e o que seria mais visível, a queda do cabelo. Eu estava avisada pela médica oncologista que do 2º para o 3º tratamento os cabelos começariam a abandonar o seu posto. Nas duas semanas a seguir à 1ª dose de quimio a escova começou a trazer os fios que no seu conjunto embelezam qualquer rosto. Foi fácil chegar ao salão de cabeleireiro e pedir que me rapassem a cabeça.
Foi fácil, mas havia uma enorme preocupação. Como aceitaria a Mónica o meu novo look? Ela que já andava tão preocupada com as minhas operações!?
O meu marido tirou-me uma foto com o telemóvel e enviou para a minha filha. Logo recebi uma mensagem - Vó, pareces uma cantora! Foi um alívio.
Atrás da químio veio a radioterapia e desde Junho a imunoterapia, que vai durar até Maio.
Já devem estar aborrecidos, hoje alonguei-me, mas tenho de lhes dizer que choro a ler certos livros, choro no cinema, choro a ver noticiarios, mas.... ainda não chorei uma lágrima pela doença que me atingiu. Acham que um cancro merece que eu gaste lágrimas por ele? Não lhe dou esse prazer!
Com a força que recebo da minha família , dos meus amigos e com a ajuda de Deus eu vou superar esta fase menos boa da minha vida!
Peço a todas as mulheres que lerem este post: - Não deixem de fazer o rastreio, não se descuidem.
Aos homens que tiveram a paciência de chegar até aqui:- Avisem as vossas mulheres, as vossas mães, as vossas filhas, as vossas amigas.
É preciso lutar contra este mal, o cancro não pode vencer-nos!
Façam o favor de ser felizes!
Idaldina

P.S. - O nó contínua exactamente no mesmo lugar, penso que arranjei um companheiro para a vida!

9 comentários:

  1. Idaldina,

    Antes de mais tenho que lhe pedir desculpa pelas lágrimas que estou a tentar conter...

    ADMIRO-A prontos... essa força, essa mensagem.

    Não consigo dizer muitas mais coisas, porque estou a sentir o nó de que falou... mas não posso sair daqui sem lhe dizer que SIM, que acredito que essa sua batalha será ganha, porque pessoas como a Idaldina merecem viver MUITO!

    Bjinhos grandes e orgulhosos de si

    Sandra Brema

    ResponderEliminar
  2. Olá D. Idalina
    Este é um tema que me apavora. E ao constatar a força de pessoas como a Sra., só me apetece é rezar. Rezar muito, por si, por todas as pessoas do Mundo que sofrem deste mal. Que Deus as abençoe e lhes dê a força necessária para continuarem a lutar.
    E com Ele a seu lado, de certeza que no fim,ganhará esta batalha!
    Muita força e coragem.
    Um beijinhos grande

    ResponderEliminar
  3. Idaldina,

    Como lhe vou dizer que fiquei triste com tudo o que lhe está a acontecer, mas ao mesmo tempo alegre, pela força de MULHER que voçe é e demontra ter.

    Tenho que confessar que a admiro muito, muito, não estou habituada a ver Mãe/Avo com blogues e participar nos nossos.

    Com os olhos brilhantes, de tudo, quero lhe dizer que com a sua força tenho a certeza que vai ganhar a guerra, a Idaldina não me parece mulher disso,mas mesmo assim peço-lhe nunca desista de si, de viver, não desça as mãos, lute sempre e tenha fé que tudo vai correr bem.

    Coragem e obrigada por partilhar connosco, mais uma vez mostra a MULHER que é.

    ********
    Vou-lhe contar um "episodio" que se passou comigo:

    À seis anos, depois de tirar um Tac á cabeça, acusou um temor, entrei em panico, não tive a sua força, por sorte depois da ressonancia, tudo não passou do sistema nervoso (estava eu acabar a licenciatura).

    *******************
    Passou-me ao lado, mas mesmo esse "companheiro" passando pela sua vida,a Idaldina vai vence-lo.

    Desculpe não lhe dizer muito mais, acredite que gostava, mas as lagrimas estao a trair-me e não consigo.

    Beijos muito grandes para a nossa MÃMÃ blogueira

    ResponderEliminar
  4. Olá Idaldina
    Para mim já não é surpresa ler este maravilhoso texto, pois no pouco que já conheci da senhora, dá para ver na nossa frente alguém com um carácter muito forte e sem tempo para rodeios.
    Admiro-a, acredite, não o faço pela sua doença, mas sim pela pessoa que é e pela forma que contorna esse ladrão que a tenta roubar.
    Sabe D. Idaldina? Eu admiro as pessoas inteligentes pois eu não passo de um ignorante, contudo são pessoas como a senhora que me fazem valorizar enquanto rompo estes dias que Deus me dá.
    Acredito que lá de cima Ele na sua majestosa dádiva aos Humanos deixará uma fasquia dedicada à senhora.
    Tenha tudo de bom, eu pela parte que me toca, nunca esqueço nas minhas orações para que a senhora tenha muita coragem e não se deixar vencer por esse ladrão.
    Tenham um bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pois, hoje foi o dia de me pôr a mim a chorar... Também eu ainda não tinha chorado.
    Desde que soube da doença, que o medo de a perder me invadiu. A mãe sabe que eu "já vivi" de perto esta doença, e que terminou da pior forma possível...

    Mas agora, com outra idade, e sobretudo com o instinto de mãe de proteger a sua cria, tenho tentado reagir de forma positiva e tenho tentado sobretudo proteger a Mónica para que ela não se aperceba da gravidade da situação...

    Também a mim esta doença me apavora, e tenho muito medo que um dia "bata à minha porta"... porque eu não tenho esta força!

    A sua coragem tem sido enorme! E sempre vimos em si os mesmos sorrisos, a mesma boa disposição, mesmo quando sabíamos que por detrás desses sorrisos havia dor e mau-estar.
    Também acredito que os seus netos lhe tenham dado algumas forças: eles adoram-na, fazem com se sinta especial e mostram-lhe que precisam de si.

    E a mãe tem sido uma avó maravilhosa! Eu é que de vez em quando tenho que "ralhar" por causa dos esforços que não pode fazer, especialmente com o seu neto mais pequeno...

    Um grande beijinho cheio de carinho da filhota que a adora!

    ResponderEliminar
  6. D. Idaldina!
    Se já tinha notado que é uma mulher forte (mesmo sem a conhecer pessoalmente e há pouco tempo ... ou seja, nada conheço da Senhora para além que é uma Senhora cheia de força), agora o confirmei.
    Antes de continuar, gostaria primeiro de a agradecer pelo comentário que me dirigiu sobre o cancro da mama. O comentário e o poema sobre a força, fez suspeitar de algo, mas nada de concreto. Pelo menos desconfiei que já tinha passado por algo parecido ou com alguém que lhe era querido.
    Mas ao ler este post ... comprovei a imagem que tinha da Senhora.
    Sim ... esse nó é provável que irá permanecer, mas não quer dizer que seja o seu inimigo. É esse nó que a faz lutar, viver a vida em pleno e ter força. Eu tenho esse nó e nunca o experienciei, mas receio-o pelas razões que mencionei no meu blog. Por isso, faço tudo o que posso para evitar um dia vir a sofrer o mesmo, mas como não está na minha mão evitá-lo tenho que fazer o rastreio e lutar se for esse o meu destino.
    Sei que sou nova e a maioria dos médicos não insistem no rastreio devido à minha tenra idade, mas eu simplemente sinto-me mais segura e é isso que esse nó me causa ... vontade de lutar contra algo que ainda não existe, vontade de o combater no inicio caso um dia me venha surpreender.
    Por isso ... esse nó irá ser o seu amigo e vai ser esse amigo que lha vai dar força para lutar. E vai vencer!!!
    Beijinhos e muita coragem!
    Lurdes

    ResponderEliminar
  7. OLÁ D.IDALDINA.... a ler este seu post nao chorei..mas estou com um nó tao grande tao grande....porque eu tambem ja perdi o meu pai e a minha mae com essa maldita doença...e a minha mae só foi ,vai fazer tres anos... tambem era assim forte ,parecia que nao tinha nada..lutadora ,lutou ate ao fim...nunca a vi a chorar ,porque é como a senhora diz "nao ha cancro nenhum que mereça que derrame lagrimas por ele" talvez a minha mae pensasse assim ,ela nunca o disse , ela tambem era forte.... e eu tambem tenho um nó ,e apesar de fazer exames ,sempre tenho esse nó ,esse medo ...
    D.IDALDINA FORÇA E MUITA CORAGEM

    BEIJINHOS COM UM NÓ MUITO GRANDE...

    ResponderEliminar
  8. ola muita força e uma senhora muito corajosa
    e uma grande mulher ...continue com essa garra pois o maldito cancro nao merece que se chore por ele mas custa muito ver os nossos pais sofrer com essa doença....eu perdi o meu a 1 mes e foi horrivel beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Idalina andamos no mesmo barco
    no meu caso fui operada fez dia 10 de março uma ano, fizeram-me uma quadratomia e o gânglio sentinela graças a Deus estava limpo. Fiz 6 sessões de quimio com tudo a que tive direito, caír o cabelo, pestanas, sombracelhas,etc...tudo o que eram pêlos. Depois foram 32 sessões de Radio que terminei em outubro de 2008 e faço desde 20 de agosto Tamoxifeno diáriamente durante 5 anos. Neste momento estou a fazer Herceptin de 3 em 3 semanas que durará um ano acabarei lá para dezembro.
    O pior já passou tenho cabelo :) o mau estar geral melhorou mas...ficam sempre umas mazelas da medicação. Dores de cabeça, articulações, falta de vontade de fazer o mais básico e muito cansaço!
    Mas somos Guerreiras e seguimos em frente porque somos muito mais que o "bicho" que tentou nos detonar!
    Se Deus quiser vamos vencer e a Fé move montanhas!
    Beijinhos e muita força!

    ResponderEliminar