sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Morna" e guerra

Se há palavras verdadeiramente incompatíveis, "morna" e guerra são duas delas.
"Morna", a música de cabo verde é lenta, lânguida, romântica. Morná é, em crioulo, dançar a morna.
Como já vos disse nasci em S.Vicente - Cabo Verde - mas vim para Lisboa com dois anos e não voltei lá até que, em 1969 fui trabalhar, destacada pela minha empresa para a ilha do Sal.
Fiquei muito feliz pois ía conhecer a minha terra. Todas as sextas feiras à tarde viajava para S.Vicente de onde regressava segunda feira . A minha avó materna e vários primos ainda lá viviam.
Nessa altura a guerra do ultramar, como lhe chamavam, estava acesa nas colónias, províncias ultramarinas como eram apelidadas no "tempo do outro senhor".
Os tropas, que tinham sido enviados para Cabo Verde, onde nunca houve guerra , viveram ali uma campanha serena de convívio com os cabo-verdeanos , fizeram no arquipélago grandes amizades e muitos casaram com naturais das ilhas.
Nessa altura provou-se que morna não tem a ver com guerra. Agora também a "morna" e a guerra nâo se vão encontrar. Cesária Évora, a diva dos pés descalços que tem levado a morna a todo o Mundo, acaba de cancelar dois concertos em Israel. Não canta em países em guerra. O meu aplauso, Size!

3 comentários:

  1. Idaldina,
    O que eu aprendo sobre Cabo Verde no seu Blogue.
    Espero que continue a escrever para nós.
    Continuação das melhoras e um bom fim de semana.

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Minha querida,
    Obrigada pela visita e pelo cometário no meu cantinho,fiquei feliz por ter gostado de lá, o seu também tem belos textos.
    E o coração que viu pulsando é para todos os amigos e visitantes que por lá passam, e gostaria muito que se sentisse uma delas,uma amiga.
    Sinta-se a vontade para voltar no meu cantinho, pois eu já estou te seguindo.

    Tenha um ótimo final de semana.

    Bjss

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro Mornas! E adoro Cabo Verde!

    Um beijinho grande, Mãe!

    ResponderEliminar