terça-feira, 24 de março de 2009

Dias menos bons

Ontem fui , mais uma vez, fazer um tratamenro de imunoterapia ao Hospital de Dia do Hospital dos Capuchos. A moça que está na recepção é brasileira e uma simpatía, com o seu sorriso rasgado, anima todos os que ali vão entregar o cartão onde está escrito o dia, hora e espécie de tratamento que vamos fazer. Quando uma das fadas - é assim que chamo às enfermeiras que nos tratam - me chamou dirigi-me à sala onde estavam mais doentes e esperei um pouco, pois os quimicos são preparados só quando chegamos. São doze sofás azuis que, de braços abertos, nos recebem e onde nos aninhamos durante horas - o tempo de tratamento diverge consoante os orgãos onde o cancro se alojou ou as doses de químicos que é necessário injectar.
Ontem a minha sessão durou quase três horas porque, como sofro de osteoporose, a médica de oncologia foi de opinião que deveriam acrescentar ao herceptin um medicamento para reforçar o tecido ósseo e também um saquinho com paracetamol. Uma garrafa com soro e mais quatro sacos com líqido estavam pendurados por cima da minha cabeça.
O tempo, naquela sala, não me custa a passar por duas razões ;a primeira porque somos ali tratados com carinho, aquelas raparigas não regateiam sorrisos e mimos a todos que ali estamos ; a segunda, porque sabemos que a continuação do nosso bem mais precioso, a vida, passa por aquela sala e por aquelas mãos.
Que Deus contínue a iluminar o pessoal de enfermagem daquele sector, as nossas fadas, para que as suas varinhas de condão possam dar-nos mais tempo para gozarmos a nossa família, os nossos amigos e tudo o que nos rodeia. Bem hajam.
Hoje foi um dia sofrido pois me doeram todos os ossos, tive tonturas e uma certa má disposição.
Mas, nem tudo foi mau, à noitinha falei com a minha neta, a Mónica, e a voz dela foi um bálsamo que percorreu todo o meu corpo. Ouvi, também, a vozinha do Afonso que mandou beijinho à vó. Os meus netos são tábuas de salvação que não me deixam afundar, eles dão-me tanta, tanta força...e tantos miminhos... Adoro estes meus meninos...
Espero estar melhor amanhã para poder ir buscar a minha princesa ao colégio...

10 comentários:

  1. Olá D. Idaldina
    Minha querida amiga, bem gostava de lhe dar palavras de alento, porém não serão essas palavras que lhe aliviarão a dor. Para além de eu ter um emprego em que o "ser duro" é o mais adequado,eu sinto dentro de mim as mágoas dos demais. No ciclo da minha vida também eu fui prendado por esse ladrão do cancro que afectou um dos meus mais directos amores. Quantas vezes questiono Deus o porquê de "castigar ou não" as pessoas dessa forma.
    Enfim, como diz um amigo meu: _Temos de ser duros.
    A senhora fica a saber em primeira mão. Em Agosto eu e a minha companheira vamos a pé até Santiago de Compostela, seis ou sete dias de meditação, mas pessoalmente o faço por todos aqueles que sofrem e que Deus me ajude também.
    Tenha um Bom Dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia minha querida amiga,
    Espero que o dia de hoje seja bem melhor.
    Mais uma vez, quero-lhe desejar as melhoras e que Deus lhe dê muita força e ânimo.
    Pense nos seus netinhos, nos seus filhos e em todos aqueles que ama e por certo encontrará a força que necessita para esta batalha!
    Será uma etapa que mais tarde irá recordar como vencedora!
    Beijinhos grandes

    P.S.: Obrigado pelas suas palavras no meu cantinho

    ResponderEliminar
  3. D.Idaldina! Infelizmente o tratamento é muito custoso ... familiares já passaram por isso e vi o seu sofrimento. Mas a força nunca pode faltar, pois ela é um grande pilar para a sua luta ... para essa batalha do qual vai sair vencedora! Por isso tente lembrar-se apenas de coisas boas, nos seus netinhos e familia e pensamento sempre positivo.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Deixo-lhe um beijinho daqueles assim do tamanho do mundooooooooooo :) :)

    Desejo-lhe continuação de muita força e coragem. E sim, vá bebê-la aos seus netos lindos :) :)

    **********

    ResponderEliminar
  5. :-( Tratamento chato... Tem que pensar que está "quase" no fim.
    Os seus netos adoram-na e acho que vão dando, á sua maneira, muitas provas disso. E acredito que lhe dêem forças, sim.

    Um grande beijinho da filhota que a adora!

    ResponderEliminar
  6. Minha querida, pense que seu tratamento, mesmo sendo chato, é amenizado com carinhos das suas fadas, e são necessários pra que você fique completamente curada, e sei que vai ficar, essa luta será vencida com a ajuda poderosa da sua família, seus netos que te transmitem paz, são cura pra todos os males... Seus amigos, que como eu, oram por sua saúde, tenha fé. Fique bem minha linda.

    Bjsssss

    ResponderEliminar
  7. Amiga Idaldina,

    Hoje concerteza está melhor, encare a vida como se este momento fosse menos bom, melhores dias virão e estes tratamentos vão dar resultados.
    Com a sua força, ainda a vamos ver daqui a algum tempo, na mesma enfermaria a dar apoio e fazer miminhos a outros que vão precisar na altura.

    Eu tenho uma amiga ( tb de Lisboa) que hà dois anos estava muito mal com Leucemia, estavamos todos muito preocupados, mas encontrou um dador e hoje fazemos grandes petiscadas e tudo acabou bem.
    Com a sua força e o "ar" dos seus netinhos, com a Idaldina vai acontecer o mesmo.

    Eu repito, é preciso ter PENSAMENTO POSITIVO.

    Força amiga.
    Tudo de bom e fico a orar por si.

    Beijinhos Grandes

    ResponderEliminar
  8. olá D. Idaldina... ao ler o seu post me fez lembrar, quando eu ia com a minha mae a Oncologia do Hospital de S. João ... e como voce chama de "fadas" as enfermeiras.... realmente são ,eu penso que pelo menos as que estao na Oncologia parece que Deus lhes dá um dom de bondade para com os doentes...porque elas saõ tao boas, a minha mae gostava de todas ...
    Pelo que li esses tramentos estao acabar ...tenha fé que vai sair ,uma vencedora disso tudo é só mais um pouquinho ,e os seus netinhos estao ai para a apoiar e dar miminhos.... olhe eu vou por a foto da NOSSA SENHORA DAS DORES depois pode la ir busca-la é muito linda ,e muito grande ....os Santos da nossa igreja sao todos do tamnho ndas pessoas sao todos muito lindos

    um beijinho muito grande com muita força e muita fé .... bjs.

    ResponderEliminar
  9. Olá Dª Idalina,
    os nossos filhos e os nossos netos, dão-nos a força que tanto precisamos.
    Lutamos por eles e por nós.
    Já passei pelo mesmo e agora estou bem.
    Tenha fé e muita força.
    Coragem.
    CD.

    ResponderEliminar
  10. Toda a gente fala do pessoal que assiste aos tratamentos... anjos, fadas...é assim que os intitulam!

    E têm mesmo que ser assim Idaldina... são a esperança do Ser Humano, não é?

    Bjinhos Grandes querida, sempre sempre a torcer por si!

    ResponderEliminar